Pontos de Interesse

RELAXE, EXPLORE E EXPERIMENTE

Aqui, a natureza e as tradições são verdadeiramente generosas, experimente.

O QUE FAZER

Em Pinhel temos muito para lhe oferecer...

O QUE VER

Durantes a sua estadia, algumas sugestões para visitar.

PINHEL – CIDADE FALCÃO

Em 2020, Pinhel assinalou os 250 anos da sua elevação à categoria de Cidade e assumiu também o título de Cidade do Vinho, título que mantém e que deverá prolongar-se até 2022. As suas origens remontam ao período calcolítico, contudo, existem no concelho vestígios mais antigos, nomeadamente as pinturas e gravuras rupestres do Vale do Côa, em Cidadelhe. O centro histórico da cidade, de ruas estreitas, adaptadas à morfologia do terreno, apresenta inúmeras referências patrimoniais dos períodos medievais e moderno.

CASTELO DE PINHEL

O Castelo de Pinhel foi edificado no início da nacionalidade portuguesa, mas há dúvidas, quanto a ter sido iniciado no reinado de D. Afonso Henriques, ou no do seu sucessor, D. Sancho I. No reinado de D. Dinis, por volta de 1280, o castelo foi ampliado com uma cerca a envolver a vila e passou também a ter seis torres. No contexto da Guerra da Restauração, depois de 1640, foi também melhorada a sua capacidade defensiva. A atividade militar deste castelo esteve relacionada com a crise de 1383, chegando a ser tomado pelas tropas castelhanas, que acabaram por ser derrotadas nas diversas batalhas travadas nessa época, uma delas bem perto de Pinhel, em Trancoso. Também durante as invasões francesas, o castelo foi ocupado pelas tropas napoleónicas. Está classificado como Monumento Nacional. Salientam-se neste castelo as torres erguidas na praça de armas, uma delas a Torre de Menagem, e também a existência de três cisternas.

VINHOS DE PINHEL

Desde tempos muito antigos que em Pinhel se praticava a cultura da vinha e se produziam vinhos de alta qualidade; já nos princípios do ano 1500, o Rei D. Manuel I, o Venturoso, concedeu diversas regalias e privilégios em favor dos vinhos de Pinhel. O concelho de Pinhel integra a área de abrangência da Comissão Vitivinícola Regional da Beira Interior (CVRBI) que também abrange as zonas vitivinícolas de Castelo Rodrigo e da Cova da Beira, nos distritos de Guarda e de Castelo Branco. A sub região de vinhos de Pinhel é ideal para vinhos brancos acídulos. No caso de vinhos tintos, se forem para envelhecimento podemos encontrar grandes surpresas. Características Organoléticas: Vinhos Tintos: São vinosos, vivos e brilhantes enquanto jovens, intensos e equilibrados, com raro bouquet quando estagiados e envelhecidos. Vinhos Brancos: De qualidade notória, com destaque para os de meia encosta de exposição a sudoeste, são vinhos aromáticos, cheios e persistentes no sabor.

TERMAS DE ALMEIDA, FONTE SANTA

A cerca de 20 km de Pinhel, na Vila de Almeida, as Termas de Almeida Fonte Santa são refúgio ideal para recuperar o equilíbrio físico e psicológico, face às tensões da vida moderna. Esta água de excelência é usada nos tratamentos termais das vias respiratórias, nas afeções reumáticas e músculo-esqueléticas e também nos programas de bem-estar, estética e beleza. Aliam o Termalismo ao mundo rural, ao campo, à natureza e às tradições seculares. Os turistas podem disfrutar da paisagem de fundo do vale do Rio Côa, cenário memorável onde as novas experiências acontecem no ritmo próprio e exclusivo que só a natureza pode oferecer. Acompanhando a nova filosofia termal, cujo conceito não se esgota na noção de atividade terapêutica mas valoriza cada vez mais a prevenção e a promoção da saúde, as Termas de Almeida Fonte Santa oferecem ainda uma gama de tratamentos vocacionados para o bem-estar num ambiente acolhedor e com o profissionalismo de técnicos qualificados.

Já teve oportunidade de visitar o nosso espaço?

CONTACTE-NOS

As suas duvidas são importantes para nós. Estamos sempre disponíveis para o ajudar.